30 JUN 2021
Doctor Clin tem novo diretor comercial

Recém completados 25 anos de atuação, a Doctor Clin segue firme em sua trajetória de ampliação e inovações, dentro do seu propósito de simplificar a saúde. A empresa, genuinamente familiar, vem avançando na implementação da Governança Corporativa e, a partir de 1° de julho, a atual diretora comercial e sócia, Shirlei Joana Fritsch, passa o cargo para Maikon Gomes, que atua como gerente Comercial há 12 anos na empresa. Ela segue na Doctor Clin, agora no Conselho Consultivo.

A mudança na área comercial já vinha sendo pensada há bastante tempo. “Nosso planejamento estratégico inclui mudanças que se fazem necessárias para ampliar as práticas de governança corporativa. É um processo normal de evolução, para que busquemos a perpetuação do grupo Doctor Clin. A profissionalização, por meio de um diretor externo à família, é o caminho natural de toda empresa que pensa longe, com visão de futuro e, ao mesmo tempo, passa a contar com a expertise daqueles que já ocuparam o cargo, mas agora na função de conselheiros”, ressalta o diretor Marcelo Dietrich.

Shirlei Fritsch, formada em Publicidade e Propaganda, se dedicou à Doctor Clin nos seus 25 anos, passando pela área de Relacionamento Empresarial e, posteriormente, exercendo, até o momento, o cargo de diretora comercial, responsável pelo setor de vendas de uma das maiores operadoras de planos de saúde no Rio Grande do Sul. Ela começou atuando junto às empresas clientes e, com a experiência adquirida no segmento da saúde e forte relacionamento com as empresas da região, se tornou acionista do Grupo Doctor Clin. “Seguirei atuando como conselheira e ainda pretendo contribuir para o crescimento da organização para, junto com os demais membros do Conselho e Diretoria, definir os rumos e estratégias do Grupo. Estamos ampliando a nossa governança para manter as nossas empresas atualizadas com as melhores práticas, com foco nas pessoas e soluções inovadoras em saúde”, pontua Shirlei.

 TRANSIÇÃO

A transição do cargo para Maikon Gomes, na análise da atual diretora, ocorre no melhor momento. “Estamos em plena expansão e esta promoção foi trabalhada comigo ao longo dos anos. Como gerente comercial, ele adquiriu um conhecimento pleno da atividade e da dinâmica do mercado de saúde e está pronto para realizar a função em alta performance”, elogia ela.

Maikon entrou na Doctor Clin em janeiro de 2009, como consultor de vendas. Não havia, naquela época, um intermédio entre diretoria e vendedores, por meio de uma hierarquia. Dois anos depois, ele iniciava como gerente comercial. “Este momento me trouxe uma grande responsabilidade, principalmente porque passei a fazer a gestão de colegas que já estavam há mais tempo que eu atuando na área”. Ele cursava Engenharia de Produção, com ênfase em inovação, se destacando nas negociações, demonstrando todos os atributos para o cargo. "Foi uma grande oportunidade", afirma.

Em agosto de 2017, ao se formar na Unisinos, reforçou ainda mais seu viés de gestão de pessoas, cálculo e raciocínio lógico. "A minha inquietude, em tudo que faço, auxiliou na vinda da equipe terceirizada que hoje representa 80% das nossas vendas, que é o canal corretor. A partir das corretoras de seguros tivemos novas pessoas para nos representar. Não há limite e isto é ótimo". No ano seguinte, em julho de 2018, sua atuação resultou no projeto coletivo por adesão, junto à Qualicorp, a maior Administradora de Benefícios do Brasil. São vendas para pessoas vinculadas a alguma entidade de classe, estudantes, funcionários públicos, comércio e profissionais liberais. E, recentemente, em junho deste ano, foi implementada mais uma Administradora, a Affix, também paulista, segunda maior em abrangência no Brasil.

O profissional que comandará a área Comercial da Doctor Clin também se formou, em agosto de 2019, como corretor. “Me especializei na Funenseg (Escola Nacional de Seguros), queria entendê-los cada vez mais, pois estava me relacionando com o setor”, observa ele. E, na sua caminhada, outra marca ocorreu em junho de 2020. “Fomos pioneiros no RS com o lançamento da venda 100% digital no segmento empresarial. Ganhamos escala, mais eficiência em nossos produtos e serviços, e este foi um dos momentos que me marcou na Doctor. E minha ideia é continuar expandindo com o canal corretor, nesta velocidade de vendas, com modelos de negócios Doctor Clin. A expectativa agora é aumentar o portfólio de novos produtos, que vamos lançar nos próximos meses. A proposta é sermos mais competitivos com produtos econômicos para atingirmos grandes empresas", antecipa ele.

De Zotti Comunicações

Foto: Christian Jung

Compartilhe